segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Tutorial do Porta Cartas "Flores do Jardim da Vovó"

Conforme prometi, vou passar a "receita" deste lindo porta cartas.
Não montei um passo-a-passo porque é tão simples que acabei nem fotografando a montagem, então vou explicar como fiz.
  • Primeiro fiz 3 florzinhas com 2 tamanhos: 2 flores com hexágonos de 2 cm de lado e 1 com hexágonos de 2,5 cm de lado (passo a passo da florzinha do Jardim da Vovó aqui).

  • Retirei os hexágonos de papel das pétalas  "desalinhavando" com cuidado e alinhavando de novo pra não perder o formato. O avesso ficou assim:

  • Escolhi os tecidos para o fundo e para o bolso e cortei nas seguintes medidas: 62 cm x 37 cm no amarelo queimado (fundo); 45 cm x 37cm no floral (bolso).
 Cortei 45 cm para o bolso já calculando a parte de dentro dele, então dobrado ele fica com 22,5 cm x 37 cm certo?

  • Para o caule cortei 3 tiras com 3 cm de largura, dobrei ao meio para vincar, abri e dobrei cada lado até a metade marcada pelo vinco (como um viés). Fixei com alfinetes.
  • Desenhei as folhas no papel termocolante (heat'n bond lite) e com o mesmo tecido do caule fixei com o ferro de passar.
  • As florzinhas fixei com alfinetes, depois alinhavei antes de sentar no sofá para assistir as novelas aplicando-as com ponto invisível (melhor parte, adoroo)

Aí está tudo preparadinho pra casear e aplicar as florzinhas. O caule e folhas caseei à máquina e as florzinhas à mão com pontinhos invisíveis.

  • Depois de tudo caseado e aplicado, montei o sanduiche (topo + manta + forro) e quiltei no contorno do desenho. Também quiltei o miolinho das flores. Ficou bem legal, ressaltou as pétalas.
  • Com o tecido do bolso dobrado coloquei a manta fazendo o sanduiche e quiltei reto na vertical, seguindo as listras do próprio tecido.
  • Fixei o bolso com alfinetes ao fundo das florzinhas e preguei o viés (tira de 5 cm dobrada ao meio) na volta toda. Depois sofá de novo, "escutando" Toy Story com o Rafael, fechando o viés com pontinhos invisíveis à mão.
  • Para as alças cortei 2 pedaços de 8 cm x 15 cm, dobrei, costurei sobre a manta e revirei. Fiz o acabamento das pontas e preguei com pontos invisíveis. Arrematei com botões.
  • Por último, preguei uma etiqueta no verso da peça com o nome da peça e meu nome e mais alguns dados.
 Esta etiqueta é um tecido exclusivo da Eliana Zerbinatti com Fernando Maluhy. O corte vem com dezenas de etiquetas de todos os tamanhos para todo tamanho de trabalho, e dá "aquela" valorizada na peça além de levar os seus dados. Imaginem uma colcha, por exemplo, que passa de mãe para filha atravessando gerações??? Seu nome, data e local vão estar registrados, isso não tem preço!

Agora é usar a criatividade meninas! Espero que minha receitinha ajude e logo possa ver muitos porta cartas nascendo por aí =D

4 comentários:

Valda Souza disse...

OLa VIvi, adorei o pap parece facil e gostoso de fazer! obrigada e uma otima semana pra vc...bjs...

Coisa Séria disse...

Amei, Vivi...
Arrasou menina!
bjks

Karen Kessler disse...

Oi flor!!

Fiz um post sobre as flores do jardim da vovo e linkei seu tutorial pois achei lindo.

Espero que goste:

http://bykarenkessler.blogspot.com.br/2012/05/eu-que-fiz-jardim-da-vovo.html

beijos,

Karen

Érika Costurarte disse...

Olá!!

Estou morando em Minas.. Amei sua receitinha. Ficou facil..

Parabéns pelo blog é lindo
Bjocas
ERika

meuateliecostura.blogspot.com